Oferendas a Oxalá

A vibração de Oxalá é a detentora da Luz Espiritual que ilumina toda a Corrente Astral de Umbanda. Reflete à toda a coletividade do Movimento Umbandista a Luz da Divindade, através de suas Entidades atuantes, que nas raras vezes em que se apresenteam através da mediunidade trazem mensagens edificantes e elevadas, visando elevar os Filhos de Fé do Movimento Umbandista.

Canjica para Oxalufã

ingredientes:

  • 500gr de canjica branca
  • mel puro
  • 1 tigela de louça branca
  • 1 quartinha de louça branca
  • 1 garrafa de água mineral
  • algodão

preparo:

Cozinhe a canjica em água, coloque numa tigela branca, regue com mel em uma espiral de dentro para fora; cubra com o algodão por inteiro.

Bolinhos de Inhame para Oxaguiã

ingredientes:

  • 1 Kg de Inhame
  • Farinha de mandioca grossa crua
  • Mel puro
  • alguidar
  • quartinha de barro
  • 1 garrafa de água mineral

preparo:

Asse os inhames até ficarem bem macios.
Ainda quentes, retire as cascas, lave-os e amasse bem, até formar uma massa uniforme.
Forme com as mãos 07 bolinhos bem redondos e iguais com a massa de inhame, e reserve.
Coloque a farinha de mandioca no alguidar, vá acrescentando mel e mexendo com as mãos até formar uma farofa doce homogênea.
Coloque os bolinhos sobre a farofa doce e regue-os com mel.

 

14 comentários

    1. Olá Lendenberg, Salve suas Forças

      Boa pergunta

      Quanto ao algodão, além de ser uma planta própria de Oxalá, há outro aspecto bem interessante. Através do sincretismo com os santos católicos e a conseqüente associação de Oxalá a Jesus Cristo, muitas pessoas gostam, por conseqüência, de ligar a figura de Oxalá as nuvens, simbolizando assim sua morada (Orum) como o céu católico de Jesus, cobrindo a canjica com algodão bem fofo, representando as nuvens. Isso de forma alguma é ruim pois ajuda na ativação da componente emocional de quem está fazendo a oferenda, fator imprescindível para o contato com o astral. É mais ou menos a mesma coisa de quando você vê gente fazendo um “cavalinho” espetando palitos num inhame para Ogum. Todo artifício que ajude a alimentar essa componente emocional em nós é valido. Na verdade, todo tipo de ritual tem este fim. Você pode ler mais sobre isso aqui:
      https://www.paijoaquim.com.br/oxum-a-luz-da-cabala/

      O mel também tem motivos simbólicos e práticos na oferenda. Em sua composição química, o mel tem cerca de 80% de açúcar e 17 a 22% de umidade, características que inibem a proliferação dos micróbios que causam sua deterioração, além disso contém peróxido de hidrogênio, conhecido popularmente como água oxigenada, capaz de proteger o produto contra a decomposição bacteriana. Essas características, em uma aplicação prática, ajudam a proteger a oferenda contra deterioração por mais tempo (usa-se mel não apenas para Oxalá mas para vários Orixás), porém, de uma forma simbólica, também representa a pureza incorruptível do Orixá. Em uma visão mais transcendental vai simbolizar a nossa união, nossa afinidade com o astral que queremos contatar, de forma pura e desinteressada.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  1. belo agrado ja fiz muito e toda vez que me sinto mal eu faço .eu agora faço pouco diferente na tigela eu forro com folhas de uva deixando passar para fora coloco a canjica e por cima um caixo de uva verde e rego com mel onde eu vou colocar o agrado eu forro com pano branco e coloco folhas de uva para enfeitando . agua mineral normal na quartinha uma vela 7 dias , eu ja nao gosto de deixar 3 dias eu faço deixo um dia somente e no outro já mando embora.esse o único agrado que faço em casa

  2. poderia ter nessa parte de resposta algo em que poderíamos enviar fotos isso ate mesmo para questões de trocamos ideias sobre as formar de trabalhar de cada um .

  3. Eu sou filho de Oxalufã, mas carrego Oxóssi como meu 3° santo… Sendo assim eu ainda poderia utilizar o mel na comida do meu Oxalufã? Ou substituiria por outra coisa pelo fato do mel ser quizila de Oxóssi?

  4. Bom dia, ultima vez que fiz para oxala deixei com uma vela de 7 dias num lugar alto e despachei aos pés de uma arvore, esta certo? ou fiz algo de errado? quando eu fui despachar ja estava azedo e mofado, posso despachar depois de 24 horas e deixar queimando só a vela e a quartinha com agua de canjica ou arroz?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.