Você está visualizando atualmente O Chakra Umeral

O Chakra Umeral

Sabem aquele ponto nas costas, sobre o Omoplata esquerdo, onde a entidade colocando sua mão durante o passe nos pergunta: É aqui que dói? e respondemos: Exatamente aí!

Pois bem, apresento-lhes o Chakra Umeral.

Todos devem conhecer, ou pelo menos ouvido falar dos 7 chakras principais ou Magnos: Básico, Esplênico, Umbilical ou Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário.  Como já disse, estes são os principais mas não os únicos chakras que possuímos. Existe uma série de outros chakras, como por exemplo nos pés, joelhos, mãos,…e entre eles o pouco conhecido Umeral.  Desenvolvido apenas em algumas pessoas, situa-se no terço médio do omoplata esquerdo e, desenvolve a capacidade do paciente estar em contato com vibrações mais sutis e filtra essas energias.

Seu formato é o de uma Lemniscata ( , um oito deitado) e os antigos o descreviam como asas de seres iluminados.
É ligado ao corpo físico através do correspondente Plexo Solar, e deste para os membros superiores (braços, antebraços e mãos).
Em equilíbrio tem a cor azul celeste. Quando estamos enfraquecidos a cor predominante é o amarelo.

É um chakra extremamente importante para avaliarmos se estamos com algum problema espiritual.
Ele mantém a nossa individualidade e depende do desenvolvimento do chakra do plexo solar, ou seja, da proteção do baço. Rege todas as energias que habitam o nosso espaço e as organiza.

Ele também processa as energias do ambiente e, filtra as energias densas que transitam no nosso campo energético. Quanto mais percebermos e desenvolvermos as nossas qualidades vibratórias, mais estaremos trabalhando o chakra umeral.

Basicamente esse chakra se desarmoniza por três fatores:

1) Vivência de padrões pessimistas, negativos e derrotistas. Por exemplo: “tudo na vida para mim é difícil”, ou “esse tipo de coisa só acontece comigo”, “eu não mereço isso”, “eu não tenho capacidade para realizar essa tarefa”, etc.

2) Quando a pessoa está tão desarmonizada (buracos áuricos), que acaba ficando exposta, vulnerável à energia dos ambientes ou pessoas com que se encontra, em que haja uma vibração não muito boa.

3) Por energias intrusas ou espíritos obsessores. Uma desarmonia espiritual pode estar relacionada com o chakra Coronário que é por onde recebemos a energia cósmica ou com o Umeral que conta o grau de vulnerabilidade que o paciente está em relação a energias negativas.

É através da união deste chakra com os chakras Laríngeo, Coronário, Plexo Solar, Umbilical e Básico, que se permitem e proporcionam as ligações por fios, chamadas popularmente de incorporações.

Ele trabalha a proteção psíquica e é o responsável por toda relação mediúnica entre os planos Físico e Espiritual:

1 – Básico – obsessões sexuais e possessões;

2 – Esplênico – vampiros;

3 – Umbilical – sofredores e obsessores;

4 – Cardíaco – passistas (mentores) e efeitos físicos;

5 – Laríngeo – mentores, por psicofonia;

6 – Umeral – mentores por psicografia automática.

7 – Os chakras Frontal e Coronário não permitem a incorporação de entidades espirituais, mas têm outras capacidades características, como vidência direta ou mental, visão astral, clarividência, etc.

Veja também:

Chakras

MuladharaSvadhisthanaManipuraAnahataVishuddhaAjnaSahasrara

O Chakra Umeral

————————————————————————–

adaptado do original: http://espiritualismo.info/chacras1.htm#_Chakra_Umeral

 

Este post tem 40 comentários

  1. Carla

    Muito esclarecedora essa postagem! Comigo acontece mais percepção do lado direito do que do esquerdo, será que é outro chakra? Mesmo assim gostei bastante das informações! Tks

    1. Amleto

      Com relação ao Umeral não tenho muito mais informações do que postei, e a sua observação traz uma pergunta muito interessante: porquê do lado esquerdo? Será que tem a ver com o braço que usamos mais ou menos?

      Procurando um pouco mais sobre o assunto encontrei o seguinte trecho no livro Técnica da Mediuniade de Carlos Torres Pastorino:

      As mãos dos médium Assim também no corpo humano, as partes que revelam maior magnetismo são as extremidades, sobretudo as dos membros superiores tendo‐se estabelecido experimentalmente que o lado direito tem magnetismo positivo (doação) e o lado esquerdo magnetismo negativo (absorção), porque atrai, coisas negativas, e por isso os romanos o chamavam sinistro.

      Daí o aperto de mão ser feito sempre com a direita, pois a esquerda absorveria os fluidos pesados da outra pessoa. Também o sinal da cruz na própria criatura e a bênção dada pelos sacerdotes (passes em forma de cruz) são realizados com a mão direita. Os passes magnéticos de doação realizam‐se com a mesma mão. Assim também, quando queremos homenagear uma pessoa, dando‐lhe amor ou carinho, nós a colocamos a nosso lado direito, para que o lado esquerdo dela absorva nossas boas vibrações. No entanto, quando desejamos captar o amor de alguém, nós a colocamos à nossa esquerda (nas conversas amorosas, no leito, etc.), para que possamos absorver melhor suas vibrações de carinho. Nos canhotos, porém, o magnetismo é inverso: positivo à esquerda, negativo à direita.”

      A propósito, você é canhota?

      Veja uma resposta que o Deldebbio deu em um coment sobre o RMPU:

      Pergunta: “Canhotos devem desenhar o pentagrama com a mão esquerda ou não faz diferença a mão que você usa?”

      Resposta: @MDD – A mão dominante. Em caso de ambidestros, a que você possui melhor coordenação motora. No caso de ambas terem a mesma qualidade, então tanto faz.

      Daí começamos a concluir que o lado dominante tem algo a ver com seu magnetismo, ou vice-versa. Como o texto coloca que o Umeral sequer é desenvolvido na maioria das pessoas e não está sobre o pilar central do compo humano, talvez haja diferença na posição entre destros e canhotos.

      1. Carla

        Nossa, muito interessante! Mas então, não sou canhota, sou destra mesmo… O que me chama a atenção é que tudo que o texto fala me lembra muitoo que eu sinto, só que do lado direito. Sempre que estou com algum obsessor, desequilibrada ou pega alguma carga lá no terreiro imediatamente um ponto logo abaixo da omoplata “salta” e dói muito ficando uma bola tensão como se algum nervo de repente inflamasse. Depois de um passe, transporte, banhos ou calmaria a dor passa. Curioso…

      2. Amleto

        Existem outros chakras nos ombros que são Yin/Yang:

        Posição: No centro de cada ombro. A energia é direcionada para o céu.

        No ombro direito fica o Chakra Yang que organiza o 1º, 3º e 5º chakras principais.

        No ombro esquerdo fica o Chakra Yin que organiza o 2º, 4º e 6º chakras principais.

        Os Chakras Yin/Yang trabalham com os respectivos chakras principais relacionados acima, de forma semelhante àquela com a qual o 7º chakra trabalha com todos os chakras principais.
        —————
        Porém, não acredito que se trate deles pois são direcionados para cima e não nas costas.

        Vamos ter que recorrer ao PJ…

    2. ananda hermida marotta

      tb quero saber!! isso é estranho . novo para mimha percepção

      1. ananda hermida marotta

        no meu caso dos dois lados, estava nas costas e peito inteiro, com orientação de uma amiga ficou como o da foto. estou lendo os comentários.
        nao tem a ver comigo mas com o convívio cai como uma luva. Que Deus me permita ressignificar e transmutar isso.
        gratidão

  2. Andreia

    Muito interessante.
    Trabalhei para uma pessoa que dizia que a neta era do diabo pq era canhota, santa ignorância meu Deus….

    Um tempo atrás estava com dor na “testa” .A Baiana sabe-se como rs* tirou essa dor/incômodo. Será que é o chakra frontal?
    Gostaria de saber mais a respeito deste chakra…vcs sabem alguma coisa? Vou pesquisar
    Bjs

    1. Amleto

      Em breve.

  3. Cristina Tormena

    Adorei o esclarecimento, eu particularmente possuo essa sensibilidade do lado direito, sinto um calor como se a pele tivesse queimada, principalmente quando sinto a aproximação de uma entidade, uma presença espiritual. No meu caso sou ambidestra escrevo com as duas mãos. Adorei as matérias. Parabéns.

    1. Amleto

      Obrigado pela visita. A opinião de vocês é sempre muito importante.

  4. Juan

    Obrigado, Sou juan, artivista Bogotano de viaje pelo Brasil…
    Faz muitos anos q tenho isse dor no meo omoplato esquerdo, eu sou pesquisador espiritual ha um tempo, sou ambientalista e artista du corpo, fazo danza e acrobacia, tenho uma disciplina corporal de trainamento tabem prtico yoga e acroyoga…
    gusto de manter boas relaçoes, agora mesmo estou ligdo de muitas pessoas amorosas e pessoalmente sinto q nao tenho nenhum desequilibrio emocional o sntimental…
    como mais posso entender o meu dor cronico?

    1. Amleto

      Olá Juan, seja bem vindo.
      Considerando tudo o que você escreveu, o que lhe resta fazer (caso já tenha consultado um médico) é passar por consulta com uma entidade em um terreiro em que possa confiar (tenha referências).
      Este tipo de problema, realmente não deve ser tratado a distância e muito menos de forma especulativa: “já tentou isso…já tentou aquilo…” pois pode ter uma série de motivos: um lugar que se freqüenta, mediunidade se manifestando, etc…
      Uma entidade, como por exemplo um Preto Velho ou um Caboclo de Oxóssi, certamente vai lhe diagnosticar o problema de imediato.

      Fique na Paz

    2. Regina

      Olá ! Sou médium e meu guia é de cura ,estou tratando uma pessoa que estava com um obssessor acima do ombro esquerdo ,sou nova no assunto e então vim pesquisar sobre isto.Percebi que a pessoa que trato é médium também ,mas é uma criança muito pequena. e estava muito doente com alergias Gostaria de saber se posso ter me enganado e não seja um obssessor mais sim um dos guias dele que cobra trabalho.Eu percebi no lado esquerdo e a mãy confirmou que seu rosto estava inchado do lado que falei e naquele dia ,mais no dia anterior estava no lado .direito .Dei o passe e a mãe disse que ele estava melhor , mas fiquei com a dúvida , pois tenho certeza que ele é um médium de cura tbm.
      Grata

      1. Amleto

        Olá Regina, Salve suas Forças.

        Bem, por se tratar de criança é muito improvável que se seja um obsessor.
        Um desenvolvimento prematuro de chacra Umeral, conforme você observou, pode sim permitir que a criança sinta a presença de um guia espiritual mas não que isto signifique uma cobrança, este guia apenas o acompanha em sua jornada encarnado.
        Uma eventual missão de trabalho espiritual tem sempre o momento certo para começar e raramente é na infância.
        Mas esse possível desenvolvimento prematuro sempre tem um porquê. Quem pode esclarecer é talvez o seu próprio guia.

        Nesse meio tempo é natural que a criança sinta não só o guia como também as energias que a cercam, sendo um acompanhamento espiritual sempre importante.
        Passes, banhos, ensinamentos são imprescindíveis.

        Confie que seu guia poderá ajudá-la.

        Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  5. carlos demetrio

    Tenho 50 anos sou trabalhador espírita (cura e apometria)( consigo fazer a leitura energetica com facilidade) já faz tempo que sinto de vez em quando, a pele repuxar do meu umeral( só em casa ) estou procurando resposta. agradeço a atenção e ajuda. abraços. carlos

    1. Amleto

      Seja bem-vindo Carlos.
      O sintoma por você descrito pode signficar muita coisa.
      No lado positivo pode ser simplesmente uma “mediunização” expontânea que ocorre, por exemplo, com a aproximação de algum espírito obreiro que veio lhe visitar ou até por desenvolvimento de uma outra modalidade mediúnica de sua parte.
      Por outro lado, caso seja algum tipo de desequilíbrio, pode ser causado por energias negativas que você adquire ao prestar assistência espiritual e não consegue se limpar após o término do trabalho.
      Isso que citei são apenas exemplos. Para você ter certeza do que lhe ocorre precisaria consultar, ou alguma entidade incorporada em que confie ou um médium vidente igualmente merecedor de sua confiança.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá.

  6. Eliana Miranda Ribeiro

    Desde 2007 sinto dor forte e constante exatamente neste local. Já fiz vários tratamentos com ortopedista, fisioterapeutas, acupunturas, R pG e etc,. Como nada resolveu, abandonei os tratamentos e resolvi aprender a conviver com a dor. Mas não é fácil. As vezes Caio no choro. Uma época percebi que quando bebia, passava a dor. Mesmo tendo consciência do risco, bebia uma dose de Wiske ou alguns copos de cerveja. Mas com o tempo parou de fazer efeito. Este texto me deu uma esperança incrível de aliviar a dor tratando este chakra então. Poderia me indicar por onde devo começar? Meditação? Não sigo nenhuma religião ou crença.

    1. Amleto

      Salve suas Forças Eliana

      Como você descreveu, já deu o primeiro passo ao procurar solução para a dor na medicina moderna, procurando também a tradicional. Mesmo assim, veja nesse link o que fala a respeito o Dr. Dráuzio Varella.
      Isso feito, como não conseguiu resolver o problema então pode-se pensar em algum problema energético/espiritual.
      Antes de prosseguir, é importante salientar que o álcool não é remédio para nada; a solução paliativa que ele pode trazer tem efeito efêmero e vem acompanhada de um problema maior. Inclusive, na hipótese da causa do problema ser espiritual, o álcool pode estar alimentando um kiumba.
      Então…para te sugerir um próximo passo, considerando que você não segue nenhuma religião ou crença, você pode procurar tratamento com alguém que conheça a BIOPSICOENERGÉTICA, matéria desenvolvida pelo Dr. Livio Vinardi, uma das maiores autoridades no assunto.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  7. Marcela

    Sofro de dores intensas nessa região desde pequena! As vezes dói tanto que acabo ficando sem sensibilidade no local, é como se queimasse… E já tentei vários tratamentos e terapias, mas nada tirou totalmente a dor. Fui surpreendida com a informação, pois nunca tinha ouvido falar que aí tinha um chakra! Estou começando o meu desenvolvimento mediúnico e espero que nesse caminho consiga achar a resposta/alívio pra essa dor que me acompanha há tanto tempo. Muito obrigada pela informação 🙂

    1. Amleto

      Salve suas Forças Marcela.
      Obrigado pela visita.
      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá.

    2. ananda hermida marotta

      ah eu fui ao medico antes de procurar o espiritual.

  8. Julio

    meu ombro direito anda dando uns estralos e doi as vez me ajuda ?

  9. Julio

    meu ombro direito anda estralando e doendo as vezes me ajudem por favor ?

  10. Julio

    meu ombro direito estrala e doi as vezes me ajudem por favor ?

    1. Amleto

      Olá Julio
      Ombro estralando nada tem a ver com chakras, o ideal é você consultar um ortopedista.

  11. Thais

    Ola, o texto foi bem esclarecedor, eu sinto muitas pontadas fortes nesse ponto, mas elas nunca vem sozinhas, acompanham uma outra pontada em um ponto do ventre também do lado esquerdo pouco abaixo da linha do umbigo, ha relação entre essas duas áreas? Você acha que a minha pode ter relação com o chakra? Obrigada.

    1. Amleto

      Olá Thais
      Veja bem, sou apenas um estudante interessado em compartilhar o que aprendo, não um especialista em chakras, tão pouco tenho conhecimento em medicina de forma que sugiro primeiro procurar um médico e caso ele não resolva, aí sim uma conversa com um especialista em chakras ou uma entidade de confiança talvez possa resolver.

  12. Graziele

    Boa noite.
    Todos os dias acordo com uma dor nos ombros insuportavel também muito d sanimada de tudo, já fui em vários centros de nada Ainda, sabe de algum tratamento?
    O que posso fazer?

  13. francisco de assis crvalho

    tenho uma dor no onbro esquedo ja ten muito tempo ja nao sei o que posso fazer presiso de uma ajuda resposta

  14. Suzy

    Boa noite.
    Ultimamente tenho sentido muitas vibrações no braço esquerdo, principalmente quando algum espírito se aproxima. Além disso, parece que uma energia desce por todo o meu braço. Isso está me incomodado muito.

  15. Aline

    Nossa. Muito esclarecedor. Eu hj de manhã pensei em determinado guia de esquerda e na msm hora aconteceu duas coisas q me intrigaram. Minhs respiração ficou ofegante. Como se tivesse um peso no pulmão e meu ombro esquerdo começou a doer. Principalmente qdo respiro fundo. Passei o dia com essa dor e nao entendia o pq eu não encontrava o ponto certo quando tocava. Como se ela não existisse. Mas eu já tinha ligado os pontos e percebido q tinha a ver com meu pensamento. Não sou frequentadora mas respeito mto a religião umbandista. Mas acho q sou meio sensível e medrosa.

    1. Amleto

      Olá Aline, Salve suas Forças

      Então…a proximidade de entidades pode ser percebida de inúmeras maneiras por pessoas diferentes, a sensibilidade no umeral é uma delas, a respiração também.

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

  16. Anônimo

    3.5

  17. Surya

    Olá……adorei sua matéria….meu histórico dentro da espiritualidade e longo….hoje sou terapeuta tantrica….e faço leitura de cartas ciganas….mas de uns tempos longos para cá…..sinto muita formigamento, e junto vai queimando nessa região……temos que separar o que dor de outras percepções……no meu caso está longe de ser dor…..mas queria entender mais profundamente essas sensações……como posso entender as sensações….se quando vem tem haver com alguma comunicação …ou não????? Grata pela atenção

    1. Amleto

      Olá Surya, seja bem vinda

      Suas sensações, muito provavelmente são sintomas de mediunidade se manifestando. Para ter certeza vc precisaria consultar uma entidade num terreiro de Umbanda…em isso se confirmando, desenvolvimento mediúnico seria o próximo passo!

      Fique na Paz de nosso Pai Oxalá

    2. Guilherme

      Também sinto isso, queria ouvir algo sobre.

  18. Nézia Conceição de Souza Riovaris

    boa tarde!
    Parabéns pelas explicações. No meu caso sinto muito formigamento no omoplata direito.
    tens algo a dizer?

    1. amleto

      Obrigado Senhora. Nada a acrescentar, esta é apenas uma matéria de pesquisa.

Deixe um comentário